O que são Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis

Diferenças entre Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis

Nós usamos uma variedade de recursos da Terra, mas nem todos eles vão ser para sempre. Esta lição explica a diferença entre os Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis.

Nós usamos todos os tipos de recursos naturais como: minerais, madeira, carvão, gás natural, vento, água, plantas, animais e muito mais. Algumas delas são renováveis ​​e alguns não são renováveis​​. A diferença é que alguns se renovam mais rapidamente do que outros, tornando-os mais sustentáveis do que aqueles que não se renovam tão rapidamente.

Recursos Renováveis

Os recursos renováveis ​​são recursos que são reabastecidos pelo ambiente em períodos relativamente curtos de tempo.

Pense neles como uma máquina de fazer cubo de gelo em sua geladeira. Conforme você tira o gelo, mais gelo é fabricado. Mesmo se você esvaziou completamente a caixa de gelo, provavelmente só levar algumas horas para ‘renovar’ e encher a caixa novamente. Os recursos renováveis ​​no ambiente natural funcionam da mesma maneira.

A energia solar é um desses recursos, porque o sol brilha o tempo todo. Imagine tentar aproveitar toda a energia do sol antes que ele acabe! A energia eólica é mais um recurso renovável. Você não pode parar o vento assim como não pode impedir que o sol brilhe, o que torna mais fácil de renovar.

Quaisquer plantas que são cultivadas para alimentos e produtos industrializados também são recursos renováveis​​. Árvores utilizadas para a madeira, o algodão usado para roupas, e culturas alimentares, como milho e trigo, podem ser replantadas e crescem após a colheita.

Os animais também são considerados um recurso renovável, porque, como as plantas, você pode criá-los e eles vão se reproduzir. Animais como vacas, porcos e galinhas, todos se enquadram nesta categoria. Os peixes também são considerados renováveis​​, mas este é um pouco mais complicado, porque mesmo que alguns peixes possam ser criados em viveiros para a reprodução, muito dos peixes que comemos vem de rios e oceanos. Estes estão em um equilíbrio delicado, e se esse equilíbrio for perturbado pela pesca excessiva, estes peixes podem acabar.

A água também é considerada, por vezes, um recurso renovável. Você realmente não pode acabar com água, mas você pode diminui-la de forma considerável. Há uma oferta limitada de água em ciclos na Terra e no planeta de várias formas – como um líquido (oceanos), um sólido (nossas calotas polares e geleiras) e gás (como nuvens e vapor de água).

A água líquida pode ser usada para gerar energia hidrelétrica, que começa a partir da água que flui através de barragens. Este é considerado um recurso renovável, porque nós realmente não retiramos a água para fora do sistema para obter eletricidade. Como a luz do sol e do vento, nós simplesmente deixamos que o recurso faça seu trabalho.

A energia geotérmica é um recurso renovável que é retirada do calor da terra. A lava quente dos vulcões é localizada debaixo da superfície da terra em forma de rochas incrivelmente quente e magma.

Os biocombustíveis são recursos renováveis ​​que são combustíveis feitos a partir de organismos vivos – literalmente combustíveis biológicos. O etanol é um biocombustível porque é derivado do milho. O biodiesel é combustível de veículos feito a partir de óleo vegetal. Lenha, esterco animal e turfa queimada também são biocombustíveis, porque eles vêm de organismos vivos.

Recursos não renováveis

Em contraste com recursos renováveis​​, recursos não renováveis ​​são recursos que não são facilmente repostos pelo ambiente.

Se usamos uma grande quantidade de recursos não renováveis do planeta, teremos que esperar, talvez, milhares de anos para que eles se renovem no ambiente.
Recursos são considerados não renováveis​​, se as suas quantidades são limitadas ou se eles não podem ser substituídos mais rapidamente do que eles são usados​​. Alguns recursos não renováveis ​​foram formados ao longo de milhões de anos e acabarão por se esgotar completamente.

Óleo ou petróleo, vem dos liquidificado, restos fossilizados de plantas e animais que viveram a centenas de milhões de anos atrás; uma vez que as fontes de petróleo estão se esgotando, eles não podem ser substituídos.

O carvão é um recurso não renovável mais abundante do mundo e é usado para criar eletricidade. A extração de carvão de minas de superfície e sub-superfície criam inúmeros problemas para os seres humanos e o meio ambiente.

O gás natural é o resultado da decomposição de plantas e animais que foram presas debaixo da rocha milhões de anos atrás. Este gás é perfurado a partir do solo ou extraído usando dinamite e, em seguida, processados ​​e canalizados através de milhares de quilômetros de tubulações. Esse gás também não pode ser renovado.

Embora a energia nuclear é muitas vezes apontada como uma alternativa viável para o carvão e o petróleo, não é uma fonte de energia renovável. A energia nuclear requer urânio, um elemento metálico radioativo que deve ser extraído da terra e não é rapidamente reposto.

Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis 1

Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis 2

Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis 3 Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis 4





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *