Dia Mundial do Autismo – 2 de abril

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, tem como objetivo aumentar a consciência das pessoas sobre as pessoas, especialmente as crianças, com autismo. Na data acontecem eventos educativos para professores, profissionais de saúde e pais, bem como exposições apresentando obras criadas por crianças com autismo.

Autismo

O autismo é uma deficiência de desenvolvimento que permanece com a pessoa por toda a vida. Esta condição afeta as funções do cérebro. Os primeiros sinais geralmente aparecem antes da criança completar três anos de idade. As pessoas com autismo muitas vezes:

Tem dificuldades de interação social.
Tem problemas com a comunicação verbal e não-verbal.
Demonstram um comportamento restritivo e repetitivo.
Tem um conjunto limitado de interesses e atividades.

O autismo afeta meninas e meninos de todas as raças e em todas as regiões geográficas e tem um grande impacto sobre as crianças, suas famílias, comunidades e sociedades. Cuidar e educar as crianças e jovens com esta condição coloca desafios em programas de saúde, educação e formação.

Em 1º de novembro de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) entrou com pedido para que fosse designado um dia do ano como o Dia Mundial do Autismo. Em 18 de dezembro de 2007, a Assembleia Geral da ONU designou 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Foi comemorado pela primeira vez em 2008.

Dia Mundial do Autismo 1

Dia Mundial do Autismo 2 Dia Mundial do Autismo 3 Dia Mundial do Autismo 4





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *